05 abr , 2013
SEX
destaque Olivenza 1º concerto da digressão em Portugal Raúl Marquez (músico de Viseu) a revelar mais uma sedutora aventura partilhada com a cantautora espanhola Cira Fernández
05 abr , 2013
SEX
1º concerto da digressão em Portugal Raúl Marquez (músico de Viseu) a revelar mais uma sedutora aventura partilhada com a cantautora espanhola Cira Fernández

destaque

Calendarização

05 abr
sex
2013
  (Auditório 2)

Olivenza


Um espetáculo surpreendente que revela um duo luso-espanhol com uma sonoridade mestiça de grande identidade vai apresentar em digressão portuguesa o seu álbum de estreia “Olivenza”.

Raúl Marquez — músico de Viseu que já integrou formações nacionais de referência e participou, em 1993, em projetos musicais da ACERT —, manifesta uma renovada etapa da sua carreira musical (multinstrumentista), fazendo submergir uma afinidade subtil em universos e geografias peculiares com a cantautora Cira Fernández.

Depois de uma longa tournée pelo país vizinho,  estarão em Portugal em Abril, apresentando este disco em concertos por várias cidades portuguesas.

Após um período de reflexão em busca de um nome que expresse o conceito e a musicalidade do duo formado por Cira Fernández (Espanha) e Raúl Marques  (Portugal), surge OLIVENZA,  uma palavra – e um lugar - que têm a força e a alma transfronteiriça deste projecto.
Decorridos dois anos de paciente e cuidadoso trabalho criando um repertório maduro tanto a nível lírico como musical, em estúdio e sobre o palco, o resultado são doze elegantes canções produzidas e arranjadas por Raúl Marques compiladas num álbum recentemente lançado em Espanha por Frontera/Warner Chappell Music Spain.

OLIVENZA soa a fronteira, planície, a Alentejo, cheira a mar, e navega com maestria por estilos como o folk independente, o cool jazz ou o fado, aproximando-se também ao sul e ao Leste Europeu com o seu eclectismo sonoro. A habilidade multi-instrumental de Raúl Marques, a voz de Cira Fernández e o contrabaixo de David González Cambray enchem os concertos de OLIVENZA de arte e magia.  Em Outubro passado apresentaram o videoclip de “Prisión de Miraflores”.

Neste primeiro disco OLIVENZA contou com colaborações de luxo: David “el Índio” (Vetusta Morla) nas percussões, Borja Barrueta (Jorge Drexler) na bateria, Roberto Pacheco no trombone, David González Cambray no contrabaixo e Miquel Ferrer na bateria. Foi misturado por Carles “Campi” Campón (Jorge Drexler) e masterizado nos estudios Golden Mastering, USA (Calexico, Chris Isaak).

"Esencia de folk fronterizo"
Ruta 66

"El dúo hispano-portugués combina en su debut folk, jazz y músicas de raíz. Su nombre es un reflejo de su espíritu artístico"
Mondosonoro

"Ese sonido fronterizo es el que circula por las venas de sus canciones, sinceras, emotivas, poéticas, bucólicas, detallistas y que recogen influencias de ambos lados de la frontera."
ABC

Calendarização

05 abr
sex
2013
  (Auditório 2)

Ficha técnica e artística

Cira Fernández - voz, guitarra acústica, adufe, metalofone
Raúl Marques - trompete, guitarra portuguesa, acordeão, guitarras, voz
David González Cambray - contrabaixo, guitarra acústica