24 abr , 2007
TER
destaque 20 canções para zeca afonso Assinalando os 20 anos da morte de Zeca Afonso num concerto comemorativo do 25 de Abril. Um concerto memorável com mùsicos de eleição e uma orquestra de cordas dá voz e novos arranjos às músicas de um nome ímpar da cultura portuguesa.
24 abr , 2007
TER
Um concerto memorável com mùsicos de eleição e uma orquestra de cordas dá voz e novos arranjos às músicas de um nome ímpar da cultura portuguesa.

destaque

Calendarização

24 abr
ter
2007
  (Auditório 1)

20 canções para zeca afonso

Assinalando os 20 anos da morte de Zeca Afonso num concerto comemorativo do 25 de Abril.
Num ano em que se cumprem 20 anos sobre a morte de Zeca Afonso, 20 Canções para Zeca Afonso propõe uma reflexão sobre a obra poética e musical desta figura ímpar da cultura portuguesa.
O espectáculo conta com um naipe de músicos de eleição, destacando-se o pianista João Paulo Esteves da Silva, sendo do compositor Rafael Fraga a direcção musical.
Neste espectáculo, a raiz popular presente na música de Zeca Afonso é recriada num contexto inovador que concilia as melodias das canções (vozes), os timbres jazzísticos do trio de Jazz (guitarra, baixo e bateria) que acompanha os instrumentos solistas (saxofone e piano) e a ambiência subtil do quarteto de cordas, numa fusão única de universos musicais que se complementam e enriquecem. O repertório seleccionado inclui canções originalmente editadas entre 1962 e 1987, representando estética e cronologicamente uma parte significativa da obra de Zeca Afonso.
Assim, a par de temas muito popularizados, serão interpretados outros menos divulgados entre um público mais generalista, o que confere a este projecto uma componente muito forte de divulgação musical.
20 Canções para Zeca Afonso é uma alternativa original e requintada de homenagem a Zeca Afonso, que procura o equilíbrio entre uma mensagem emocional clara, pelas palavras e temas musicais, e a leveza fraterna e optimista própria da sua música.

Calendarização

24 abr
ter
2007
  (Auditório 1)

Ficha técnica e artística

Concepção, direcção musical e arranjos: Rafael Fraga
Arranjos: João Paulo Esteves da Silva
Assistência de direcção musical: Augusto Macedo

Músicos

Alexandra Ávila, voz
João Almeida, voz
Jorge Reis, saxofones
Rafael Fraga, guitarras
Augusto Macedo, baixo
Bruno Pedroso, bateria e percussões

Com:
João Paulo Esteves da Silva, piano


Tempus” - Quarteto de cordas:
António Jorge Nogueira, violino
Miguel Gomes, violino
Sandra Raposo, viola
Carlos Costa, violoncelo