REGULAMENTO

A — GERAL

1. O II Concurso de Música NOVOS TONS é uma iniciativa organizada pela Acert, tendo como conceito dar a conhecer projetos musicais de músicos ou grupos que ainda não editaram publicamente os seus trabalhos, proporcionando igualmente à Acert ter contato com projetos com quem pode estabelecer parcerias nas suas iniciativas.
2. Este concurso decorrerá mais como uma mostra, fomentando o relacionamento entre os músicos e criando espaço de divulgação da heterogeneidade das várias abordagens e estilos musicais da atualidade. Não haverá premiados por escalões, mas uma seleção de 4 projetos para se apresentarem nos dias 21 e 22 de Junho, na Acert, e o “Prémio do Público”, que proporcionará a participação no programa do Tom de Festa 2019.

B — CONDIÇÕES

3. Podem participar no concurso músicos a solo e bandas ou grupos musicais de qualquer nacionalidade, desde que residentes em Portugal.
4. Cada banda deve entregar, conjuntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida, uma maquete de um tema original.

5. Está vedada a participação de bandas ou músicos que já detenham contratos discográficos ou álbuns publicados ou distribuídos por editoras discográficas, ou outras, excetuando álbuns publicados pelos próprios em edição de autor.

C — INSCRIÇÃO NO CONCURSO

6. A inscrição no concurso deverá ser feita até ao dia 15 de maio, através do preenchimento e envio do formulário de inscrição, bem como a maqueta gravada, que será objeto de seleção pelo júri e que deverá ser enviada por wetransfer para o e-mail producao@acert.pt. A inscrição só é valida após o participante ter recebido um e-mail da organização certificando a aceitação da mesma.
7. Toda a informação do concurso será objeto de publicação num meio específico de comunicação digital da Acert, sendo atualizada durante todo o processo. A partir da inscrição, a comunicação será também dirigida para o endereço de e-mail que constar na inscrição.
8. Após a validação da inscrição, cada músico/banda deverá enviar uma biografia da banda e uma foto em formato jpg que a Acert poderá utilizar para efeitos divulgativos, salvaguardando a propriedade intelectual do músico/banda. A utilização da maqueta da música apresentada a concurso terá como restrita utilização a apreciação do júri para a seleção dos 4 projetos, não podendo a Acert usá-la para outros fins. Cabe aos inscritos o pedido de devolução da maqueta ou assinarem um documento em que a cedem à Acert para os fins que acharem mais adequados.
9. Os conteúdos apresentados a concurso são da inteira responsabilidade das bandas, reservando a organização o direito de retirar de concurso conteúdos que considere ilegais ou ofensivos.
10. Ao participar na fase final, os 4 projetos selecionados autorizam a organização a gravar, em áudio e vídeo, as atuações nos dois dias de apresentação final, sendo concedido a cada um deles uma cópia.

CRONOGRAMA

11. O concurso respeitará o seguinte cronograma:
Data final para as inscrições: 15 de maio;
Comunicação da seleção ou não seleção a todos os inscritos: 25 de maio;
A 28 e 29 de maio uma sessão de trabalho técnica para definição do rider técnico a apresentar pelos 4 projetos selecionados, que terá que ser disponibilizado à Direção Técnica da Acert até 28 de maio, sendo aprovado por e-mail aos selecionados;

Final do concurso – 21 e 22 de junho (horas a definir). Dois projetos apresentados em cada uma das noites com o mesmo tempo de atuação.

JÚRI E VOTAÇÃO

12. De entre as bandas apresentadas a concurso serão selecionados os 4 finalistas que se apresentarão na final. O Júri será composto por elementos convidados pela organização com diferentes sensibilidades musicais, cabendo-lhes apresentar a sua deliberação de acordo com os critérios que cada um achar mais adequados. O júri será presidido por um elemento da Direção da Acert que tem direito a voto de qualidade no caso de empate.
13. A decisão do júri não é passível de recurso.

PRÉMIOS

14. Cada um dos 4 projetos selecionados receberá uma ajuda de custo de 250€ + jantar no dia do concerto e alojamento, caso seja um participante inscrito com morada fora do Distrito de Viseu. A Organização divulgará os originais selecionados numa(s) rádio(s) associada(s) ao Concurso.
15. Todos os projetos inscritos beneficiarão de 10 entradas permanentes para o Tom de Festa.
16. Haverá um prémio do público através da votação que ocorre em cada um dos dias de apresentação, através da inserção dos bilhetes de ingresso na “urna” correspondente a cada um dos projectos. Ganhará o projeto que reunir maior número de votos expressos até 1 hora depois da atuação do último projeto do 2º dia.
O músico/banda vencedor apresentar-se-á na programação do Tom de Festa – Festival de Músicas do Mundo da Acert, que ocorrerá de 17 a 20 de julho, em dia/palco a indicar pela Acert ao vencedor.

FINAIS

17. Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela organização.
18. O participante aceita as condições definidas neste regulamento através da formalização da inscrição.
19. A organização reserva o direito de atuar, ao longo de todo o concurso, no sentido de aplicar este regulamento, incluindo na desclassificação de bandas que não respeitem o mesmo.
20. As informações pessoais cedidas para inscrição no concurso, tais como o nome, e-mail, número de telemóvel e NIF, serão reservados e apenas utilizados nos contatos entre a organização e os participantes.