A ACERT SERÁ A REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA PORTUGUESA NA XIII BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ (Fortaleza – Brasil)

Após a grande recetividade na digressão pelos Sertões do Nordeste do Brasil no ano passado, a ACERT foi convidada pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará a apresentar 4 espetáculos “20 Dizer” e uma conferência sobre teatro.
Haverá um espetáculo que será estreado na Bienal em que os artistas do Trigo Limpo teatro ACERT, José Rui Martins e Luísa Vieira, partilharão o palco num “20 Dizer de Cordel” com o Mestre Bule Bule, músico, repentista, escritor e poeta da Baía, considerado um dos mestres da cultura popular nordestina mais renomados do Brasil. Um espetáculo que está a ser aguardado como uma produção especial da Bienal, onde os intérpretes da ACERT dialogarão em trio musical e poeticamente com o artista baiano.
O “20 Dizer – A palavra com Som, Cor, Corpo e Alma”, apresentará uma seleção do repertório que normalmente apresenta, prestando tributo ao “poeta maior” do cordel nordestino, Patativa do Assaré.
Saiba mais…

https://twitter.com/bienaldolivroce
https://www.facebook.com/BienalDoLivroDoCeara/

CALENDÁRIO DAS APRESENTAÇÕES DO TRIGO LIMPO TEATRO ACERT NA XIII BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ

Dia 21/08 - QUARTA - 19:00
Espetáculo Lítero-Musical 20 DIZER - A palavra com Som, Cor, Corpo e Alma | TRIGO LIMPO TEATRO ACERT, com José Rui Martins e Luisa Vieira
Local: Foyer - Theatro José de Alencar

DIA 22/08 - QUINTA - 16:30
Espetáculo Lítero-Musical 20 DIZER - A palavra com Som, Cor, Corpo e Alma | TRIGO LIMPO TEATRO ACERT, com José Rui Martins e Luisa Vieira
Local: Centro de Eventos

DIA 23/08 - SEXTA - 15:00
Roda de Conversa "A Literatura no processo de construção do Ator" com José Rui Martins, Diretor Artístico do Grupo de Teatro Trigo Limpo ACERT Tondela (PT) - Encontro com os Alunos do Curso de Princípios Básicos de Teatro (CPBT).
Local: Sala de Teatro Nadir Papi Saboya - Theatro José de Alencar

19:00
Espetáculo Lítero-Musical 20 DIZER CORDEL - A palavra com Som, Cor, Corpo e Alma | TRIGO LIMPO TEATRO ACERT, com José Rui Martins e Luisa Vieira e o Mestre Bule Bule
Local: Palco Principal - Theatro José de Alencar

DIA 25/08 - DOMINGO - 17:30
Espetáculo Lítero-Musical 20 DIZER CORDEL - A palavra com Som, Cor, Corpo e Alma | TRIGO LIMPO TEATRO ACERT, com José Rui Martins e Luisa Vieira e o Mestre Bule Bule
Local: Centro de Eventos - Praça do Cordel

SOBRE O TRIO “20 DIZER DE CORDEL” (estreia especial) E A PARTICIPAÇÃO ARTÍSTICA DA ACERT NA BIENAL

Proporcionar um encontro: esta foi a proposta da adaptação do Espetáculo lítero-musical “20 Dizer” do grupo Trigo Limpo de Teatro ACERT, com os versos em cordel, através da musicalidade e poética nordestina. A partir da vivência experimentada pelos artistas Luisa Vieira e José Rui Martins, em julho de 2018 na Casa de Saberes Cego Aderaldo em Quixadá e na Vila da Música, no Crato, durante o II Encontro de Artes, Culturas e Saberes do Sertão, a partilha dos versos rimados tão típicos na literatura de cordel puderam ser inspiração para a adaptação do espetáculo já consagrado desta dupla, “20 dizer” - A Palavra com Som, Cor, Corpo e Alma para a linguagem do cordel e da poesia rimada. E para que esse encontro possa acontecer de fato, o Mestre Bule-Bule, poeta popular, cordelista e músico, referência na cultura nordestina, será protagonista desta atividade junto aos dois artistas portugueses nesta edição especial.
Será o casamento mágico que irá celebrar a palavra dita e musicada, explorando a universalidade poética cordelista com abordagens também surpreendentes a algumas obras de Patativa do Assaré. O duo português tem no seu repertório usual textos e músicas que falam de um Brasil onde a poesia e sonoridades se encontram com os outros países de língua portuguesa. O espetáculo 20 dizer - A Palavra com Som, Cor, Corpo e Alma, de onde parte toda a pesquisa e adaptação para a literatura do cordel, já foi apresentado em diversos países, onde a interpretação poético-musical se renovam na inspiração com a palavra. “É um concerto que une as linguagens artísticas inovadoramente e que estreita os afetos sentimentais entre Portugal e Brasil, através da nossa língua portuguesa, com a força, delicadeza e os encantos da oralidade e da escrita”, ressalta Paula Geórgia Fernandes, responsável pelo encontro dos artistas e uma das coordenadoras da Bienal fora da Bienal.
As apresentações acontecerão durante a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará entre os dias 16 a 25 de agosto de 2019. Os espetáculos estarão no Theatro José de Alencar, no dia 23 de Agosto, às 19h, durante a Bienal fora da Bienal, ocupando a Rede de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e no Centro de Eventos, no dia 25 de agosto, às 17h30, na Praça do Cordel.

Bule Bule – voz, instrumental e declamação
José Rui Martins – declamação
Luísa Vieira – voz, flautas e m’bira

SOBRE O “20 DIZER – A PALAVRA COM SOM, COR, CORPO E ALMA”
TRIGO LIMPO TEATRO ACERT

José Rui Martins e Luísa Vieira partilham o palco num exercício de comunicação, explorando a musicalidade da palavra e a simplicidade de dar voz a seduções emotivas.
A leitura poética voando em múltiplas geografias com sonoridades que a embalam e impacientam. Na Bienal do Ceará, o espetáculo incidirá também na poética e musicalidade de autores brasileiros, componente que encantadoramente o mapeia na sua génese narrativa. Sem exotismos, com autenticidade emotiva, fazendo um tributo especial a Patativa do Assaré.

A interpretação poético-musical a renovar-se na inspiração da palavra. O poema adquirindo novas matizes, corpos e a humanidade em que respira.
A palavra migrando em sonhos, sobressaltos, pavores e coragens. Insubmissa e irreverente.

A música em incessantes movimentos, adoçando e resistindo a sentires e sentidos por onde a palavra devaneia.

Palavras de sabor poético ditas e musicadas. Momentos íntimos e despretensiosos espalham recados de indignação ou carinho pelos segredos da vida e por uma felicidade de compartilhar desassossegos.

Poesia ambulante? Música à solta? Tão somente, palavras e sonoridades cruzadas por um duo que naturalmente teatraliza situações e sentimentos sinceramente expressos.

Os inúmeros espetáculos realizados em Portugal e em vários países não provam mais nada que não seja o prazer de fazer de cada palco um espaço de relação emotiva com audiências que saboreiam um duo com muita gente dentro. Teatros, bares, bibliotecas, escolas, hospitais e espaços não convencionais têm acolhido este espetáculo que se ajusta a audiências distintas, procurando estreitar distâncias entre o público e a declamação teatral musicada.

Direção Artística, textos e declamação: José Rui Martins
Arranjos, voz, flauta e m’bira: Luísa Vieira

BATE PAPO COM JOSÉ RUI MARTINS
A NARRATIVA LITERÁRIA COMO FONTE DE CRIAÇÃO DO TEXTO TEATRAL

NARRATIVA LITERÁRIA Partindo da experiência da adaptação da obra de José Saramago, “A Viagem do Elefante”, o encenador e ator português, José Rui Martins, apresentará um diário de bordo do processo que criou a versão cénica para teatro de rua criada pelo Trigo Limpo teatro ACERT em 2013. Uma mega-produção de teatro de rua com um engenho cénico móvel (o Elefante Salomão) de seis metros. Uma criação que, em cada localidade onde é apresentada, envolve meia centena de participantes locais, explorando a arquitetura local para os universos espaciais que a narrativa literária/teatral sugere.
Um encontro de partilha de um momento maravilhoso conduzido por o Nobel da Literatura português que guiou a aventura com um dos seus motes “Sempre chegamos ao sítio onde nos esperam”.

SOBRE A BIENAL
A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará é apresentada pelo Ministério da Cidadania e pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Realizada pelo Instituto Dragão do Mar, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, e Governo Federal, a Bienal do Livro conta com o patrocínio do Bradesco, da Cagece, Grendene e Cegás, e com o apoio do Sesc-CE, Universidade de Fortaleza (Unifor), Sistema Verdes Mares, TV Ceará, Café Santa Clara, RPS Eventos, Prefeitura de Fortaleza e das Secretarias de Educação (Seduc), Turismo (Setur) e Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).