1994
Ópera Do Bandoleiro
No âmbito do Projecto CumpliCIDADES - Mostra de Teatro Ibérico e Expressões Artísticas de Portugal no Nordeste do Brasil, resultou o encontro entre Carlos Clara Gomes, músico, compositor e director musical do TRIGO LIMPO teatro ACERT, e os elementos do Quinteto Violado.
Foi escrita por Carlos Clara Gomes uma obra de ficção destinada a conferir enredo ao trabalho, colando as histórias de Lampião e Zé do Telhado, a que foi dado o nome ÓPERA DO BANDOLEIRO. Posteriormente, foi contactada a Brigada Vitor Jara - que aceitou o desafio e acedeu a incorporar-se neste projecto.
A participação do TRIGO LIMPO teatro ACERT sublinha também o carácter teatral que esta edição pretende ter. Os actores do TRIGO LIMPO dão vida às personagens criadas pelo autor, surgindo este trabalho na continuidade do disco editado em 1992 - “ Assi se fazem as cousas - o teatro feito música”.
O autor reafirma com este projecto a importância da ligação da criação musical com o universo teatral e a exploração de temáticas que constituam desafios interessantes e imaginativos.
Nesta edição, participaram outros músicos, actores e interpretes que de uma forma solidária se quiseram associar a este projecto, redescobrindo caminhos e novas etapas de trabalho que contribuem para uma divulgação e enriquecimento da história, da poesia do teatro e da renovação da música popular.
Lançamento do disco Setembro de 1994
Tom de Festa em cumpliCIDADES
Textos e músicas Carlos Clara Gomes
excepto: Mulher Rendeira – Domínio público; Lampião Rei – Marcelo Melo e Toinho Alves;
Derradeiro Encontro – Dudu Alves e Toinho Alves
Produção e direcção musical Carlos Clara Gomes e Toinho Alves
Arranjos Carlos Clara Gomes e Toinho Alves
Arranjos de percussão Quim Né
Coordenação artística e direcção de actores José Rui
Direcção vocal Eduardo Aurélio e João Lóio
Captação Fernando Rangel e Pedro Rangel
Mistura Fernando Rangel, Carlos Clara Gomes e Roberto Menescal
Estúdios Fortes & Rangel
Assistente de produção Pedro Souza
Produção cumpliCIDADES (ACERT e GESTO – Portugal) e MATO, Promoções e Produções Lda (Brasil)
Secretariado de edição Sofia Marques, Marta Cruz e Marta Costa
Desenho gráfico José Tavares, ESFERAGRÁFICA
Participação TRIGO LIMPO teatro ACERT, Quinteto Violado e Brigada Vitor Jara; Abel Moura; Ana Isabel; Augusto Cameirão; Aurélio Malvas; Carla Torres; Carlos Clara Gomes; Carlos Peninha; Ciano Alves; Dudu Alves; Fernando Meireles; Fernanda Rosa; Herminio Menino; Jorge Menino; José Medeiros; José Rui; José Rosa; Júnior Sampaio; Luis Bettencourt; Luís Castro; Luisa Rodrigues; Manuel Apolinário; Manuel Rocha; Marcelo de Melo; Minela; Noris Moraes; Pedro Souza; Pompeu José; Quim Né; Raquel Costa; Regina Castro; Roberto Menescal; Rui Vilhena; Toinho Alves
Edição cumpliCIDADES (ACERT e GESTO)