Novo Ciclo ACERT
Espaço Credenciado Rede de Teatros e Cineteatros portugueses (RTCP)
Veja Toda a programação cultural do Novo Ciclo ACERT
O Novo Ciclo ACERT (NCA) é um espaço caracterizado como centro de recursos culturais e de desenvolvimento regional de Tondela, sendo propriedade da ACERT.
Com financiamento do Município de Tondela e da Secretaria de Estado da Cultura (1995), o novo espaço abriu ao público em dois momentos: 1994 – 1ª fase; 1999 – conclusão da obra.
Um espaço com 3 auditórios licenciados (Auditório 1 - 276 lugares e Auditório Ar-Livre – 468 lugares com caixa de palco comum e Auditório 2 – 116 lugares). O espaço possui igualmente: sala de ensaios multiusos, galeria, estúdio de gravação som/vídeo, jardim e pátio, enquanto espaços de apresentações informais. Possui ainda, secretaria, salas de produção, bilheteira, salas de formação, de arquivo e de figurinos, bar/café teatro, restaurante e ainda uma Oficina de Artes Criativas em edifício próximo.
O Trigo Limpo teatro ACERT (1976) que esteve na origem da associação é a companhia residente. A ACERT iniciou a programação regular em 1994 nas várias áreas artísticas. É um espaço de recursos culturais e de acolhimento de residências artísticas, de formação, de apoio às atividades artísticas dos estabelecimentos de ensino (grupo residente: Na Xina Lua – GT da Escola Secundária de Tondela).
O NCA é financiado pelo Ministério da Cultura e pelo Município de Tondela com quem mantém uma relação de cooperação mútua através de contratos-programa, sendo a atração de recursos próprios decisiva no seu funcionamento. Esta relação é igualmente estabelecida com empresas, instituições de solidariedade social e educativas e organizações da sociedade civil, sendo esta a matriz cultural de envolvimento comunitário em práticas ativas de desenvolvimento regional integrado onde a cultura é um elemento imprescindível.
O NCA manifesta a sua missão artístico-cultural num quadro de complementaridade de programação com outros teatros, procurando ser um espaço de eleição para estruturas artísticas da região e do país. É também uma porta aberta à multiculturalidade, amplificando as relações em rede com criadores e teatros congéneres internacionais.
O NCA é reflexo do conceito que tem caracterizado os 45 anos de atividade da ACERT: assumir descomplexadamente a vivência cultural no interior do país, não como uma adversidade, mas como um elemento diferenciador com vantagens para um desempenho cultural de proximidade e de certificação de benefícios e condições que atraiam, pela identidade, criadores e públicos de outras geografias.
O NCA, enquanto projeto de natureza associativo, afirma-se como uma plataforma de criadores, técnicos, produtores, dinamizadores culturais que, conscientes da vitalidade do trabalho coletivo e da estabilidade profissional, asseguram com autenticidade um projeto que, partindo do local e de um território, encontra a sua universalidade em práticas de programação onde a tradição e a modernidade dialogam para garantir um cosmopolitismo inovador, experimental e genuíno com potencialidades para superar assimetrias e desigualdades.
Auditório Carla Torres
276 lugares, 2 camarins, sub-palco, caixa de palco com teia - sistema de varas contra-pesadas e motorizadas, 5 varandas de trabalho, quarteladas de 2,5X2,25m., Palco elevatório de 2,20X2,20m. e cabina técnica/ 280 circuitos de iluminação e equipamento de som, panejamento preto, ciclorama, cortina de ferro, pano de boca e porta automática - boca de cena do auditório ao ar-livre;
Auditório 2
116 lugares, 2 camarins, sala de figurinos e cabina técnica/ 72 circuitos de iluminação e equipamento de som; Dimensões palco: largura - 9,90m.; fundo a 5m. de altura - 6,50m/ fundo complementar a 2,60m de altura - 3,30m.
Auditório ao Ar Livre
468 lugares, cabina técnica , proscénio avançado/ cais de descarga
Galeria de exposições
Estúdio de Gravação Áudio e Vídeo
Salas de trabalho
Sala Orgânica (ensaios, espetáculos, gravação, dança, reuniões, formação e exposições), sala de reuniões, formação e produção.