ACERT INDEX Sobre a Associação Programacao Novo Ciclo Trigo Limpo Basquetebol Escalada Outros Projectos Formacao
trigolimpo
voltar a página anterior voltar à página anterior
GALOVISÃO, Põe-te em Guarda
Menu de Componentes
Calendarizaçao
Local:  Praça Luís de Camões, Guarda
Data/Hora:  Dom, 7 fev'16 às 15:00

GALOVISÃO, Põe-te em Guarda
Julgamento do Galo na Guarda

Trigo Limpo teatro ACERT dirige artisticamente um espetáculo de teatro de rua comunitário na guarda com mais de 500 participantes locais

Já foi ópera, teatro de marionetas e este ano será musical. O Julgamento do Galo, na Praça Luís de Camões, no Domingo Gordo (7 de fevereiro), junta a sátira e o humor à música e apresenta-se como um festival: é a “Galovisão”! E o culpado de todos os males, a necessitar de ser punido, continuará a ser o Galo.

O Desfile e Julgamento tem início às 15h00, na Alameda de Santo André, e termina na Praça Luís de Camões (Praça Velha) com a sentença do galináceo!

O Trigo Limpo teatro ACERT, a convite da Câmara Municipal da Guarda, será responsável pela direção artística do espetáculo de teatro comunitário, associando-se a uma equipa de outros criadores nas distintas áreas da construção desta produção.

«Um conceito de envolvimento artístico inovador. A participação das Juntas de Freguesia obtém um protagonismo que ultrapassa o habitual desfile e incide num quadro de relevo no próprio espetáculo (personagens coletivas de defesa ou de acusação do Galo).

O conceito continua a basear-se no Julgamento do Galo (o culpado de todos os males) e na sua queima e morte, que exorcizará o mal e representará o renascer da esperança. O Galo tem este ano aves/galináceos que o defendem e que o acusam.         

Cada freguesia terá como seu ícone uma ave, cuja cabeça representará simbolicamente a sua forma emotiva na arte de folgar. O carro alegórico e a animação que irá ser criada à sua volta demonstrarão a sua indignação sobre os tormentos que tolhem um voo de liberdade e de felicidade.

Um espetáculo que irá explorar teatral e musicalmente um ritual comunitário que se distingue no panorama de festejos carnavalescos de Portugal, pelo envolvimento de meio milhar de participantes que, com as suas interpretações, lhe conferem uma autenticidade singular.

As Freguesias do Concelho da Guarda revelam neste acontecimento os sinais da vitalidade do seu movimento associativo, fazendo sobressair o talento com que abraçam as múltiplas dimensões participativas de salvaguarda da cultura popular.

Um espetáculo em que cada Freguesia aceita partilhar com as restantes momentos de cooperação e de trabalho conjunto, num ambiente de trabalho que sublinha a felicidade de quem cria e interpreta um espetáculo coletivamente.

Um festival de GaloVisão que exibirá passarada de voo rasteiro a quem dão sempre a mesma alpista e aves de rapina com voos altaneiros que não precisam de Anjos da Guarda.»



Pesquisar



Calendario
Mes Anterior Dezembro 2017 Proximo Mes
S T Q Q S S D
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31



Newsletter
Receba as últimas novidades da ACERT no seu email


Noticias

2015-09-25
» VIAGEM DO ELEFANTE