ACERT INDEX Sobre a Associação Programacao Novo Ciclo Trigo Limpo Basquetebol Escalada Outros Projectos Formacao
trigolimpo
voltar a página anterior voltar à página anterior
GUARDA: PAIXÃO E UTOPIA
Menu de Componentes
Calendarizaçao
Local:  Estreia no T. M. da Guarda (Grande Auditório)
Data/Hora:  Domingo e Segunda-feira, 26 e 27 de Novembro, 21h30

GUARDA: PAIXÃO E UTOPIA


Texto do Encenador

aGUARDAr QUE A LOUCURA COLECTIVA CRIE NOVOS TRILHOS TEATRAIS

A criação teatral tem um mecanismo mágico, a que o espectador não assiste, que ultrapassa o resultado da função. Trata-se de uma engrenagem sensorial de afectos e relações, sem a qual o espectáculo seria desprovido de sentido. Um lado oculto, na maior parte das vezes, mas transmissor de uma energia indispensável a quem inventa, sonha e fabrica.
O Trigo Limpo teatro ACERT aceitou o convite desta co-produção, prolongando uma relação de partilha com a vida cultural da cidade. Vivemos na Guarda há já alguns anos, salpicando-a com a verdade das nossas invenções. É o retorno a um espaço de afeição que sempre nos aconchegou desejos. É povoar o TMG com o desvario do nosso encantamento, saboreando-o como processo evolutivo de trilhos de outros tempos: a Casa da Cultura, o Auditório Municipal, o jardim das escadarias e as traseiras da Sé. Coabitar hoje o novo TMG é a constatação de como é possível erguer o irrealizável…
Porém, esta aventura representa igualmente um percurso de troca de saberes. Um momento precioso para sentir o palpitar de uma vida associativa recheada de surpresas e de encantamento: gente que canta e faz música para afugentar esmorecimentos, e que alimenta estórias que, de tão apaixonantes, extravasam qualquer imaginário teatral.
“Guarda, Paixão e Utopia” traduz, sobretudo, um processo de pensar e agir em conjunto, projectado nas loucuras e memórias de quem, olhando uma cidade e um território, se preocupa com os pulsares humanos que a enobrecem. E porque nem só de reis vive a História, interessa conhecer também as personagens que, pela sua natureza tão genuína e contraditória, nos permitem descobrir enredos inebriantes, onde os conflitos dramáticos assumem o fantástico e a harmonia entrelaça a crueldade.
Trata-se de um espectáculo onde se cruzam várias linguagens teatrais, num piscar de olho à experimentação e ao confronto indispensável a qualquer desejo de inovação.
Estivemos rodeados de bons escritores para teatro, conhecedores e obreiros do parto nas suas distintas fases… o talento musical dos intervenientes assestou a fasquia de exigência em patamares ousados… a cenografia e adereços foram entregues a experimentadas mãos… a equipa técnica e de produção do TMG revelou engenho de bons percursos realizados… a escolha dos figurinos foi carimbada por veterano talento… os vídeos teceram fios de uma emoção criativa inexcedível… a assistência de encenação revelou segredos que só a paixão consente.
Que mais se poderá desejar? Alto lá! Falta um interveniente colectivo, que ocupa um lugar de destaque, e que a verdade deste trabalho exige: ACTORES (mais de duas centenas). Baniram a palavra impossível do processo de criação, pelo gigantesco entusiasmo com que se deram a cada desafio que lhes foi colocado. O prodígio da construção deste espectáculo cabe a todos os que, sem regateio de tempo ou enfado, souberam não deixar voar o pássaro de um sonho comum feito teatro.
Por aldeias, colectividades e adegas, ensaiaram parcialmente cada uma das cenas e participações, com a gentileza de quem reconhece o valor de fazer crescer uma ideia pela conjugação de muitas vontades.
Por fim, a convergência de diversas artes no mesmo palco, enquanto somatório de múltiplas vivências artísticas e associativas, deram forma a um puzzle de desejos corporizado num resultado teatral autêntico, inovador e comunitariamente convincente.
Um bom presente de 30 anos para o Trigo Limpo teatro ACERT, prenunciador de que a viagem deverá continuar a construir-se com base numa partilha artística permanente.

José Rui Martins (director do Trigo Limpo Teatro ACERT e director artístico do espectáculo)



Pesquisar



Calendario
Mes Anterior Novembro 2017 Proximo Mes
S T Q Q S S D
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      



Newsletter
Receba as últimas novidades da ACERT no seu email


Noticias

2015-09-25
» VIAGEM DO ELEFANTE