ACERT INDEX Sobre a Associação Programacao Novo Ciclo Trigo Limpo Basquetebol Escalada Outros Projectos Formacao
trigolimpo
voltar a página anterior voltar à página anterior
CD CANTOS DA LÍNGUA
CD CANTOS DA LÍNGUA
por Carlos Feixa in Divergências


TRIGO LIMPO / Teatro Acert - "Cantos da língua"

Um disco assim não encontramos todos os dias. É música, poesia, teatro.... é vida. "Cantos da Língua", é a nova proposta (desde logo ganha) do grupo de Tondela, Trigo Limpo, composto pelo Carlos Peninha, José Rui Martins, Lydia Pinho, Mariana Abrunheiro e Miguel Cardoso. Conta ainda com a colaboração muito especial de nomes como Amélia Muge, José Medeiros, Quiné, Ruben Alves e José Martins.

Em cada canto, as palavras e as músicas de uma língua. A nossa. A de Camões e Pessoa. E a comunicação através dela, da palavra dita e musicada, para que a língua portuguesa pertença a todos os que a tratam bem. Ela, a sexta língua materna mais falada no mundo e a terceira a nível europeu. Citando Fernando Pessoa, "a linguagem fez-se para que nos sirvamos dela, não para que a sirvamos a ela". Vinte e um temas neste cd/livro para provarem quanto vale a nossa língua. Com poesia dita e cantada se percorre todo o álbum com a palavra escrita de vários autores como Mia Couto, José Afonso, José Rui Martins, Leite de Vasconcelos, Amélia Muge, Daniel Abrunheira, Grabato Dias e Artur Couto e Santos entre outros. Carlos Peninha musicou a maior parte dos temas deste disco que nos encantam, nos fazem pensar, nos fazem viajar pelos países mais distantes onde a língua é a nossa.

Em "Cantos da Língua" a palavra predomina sobre a música, mas esta está sempre presente, mesmo quando a palavra é apenas dita, e bem dita. Um álbum a passar despercebido, como acontece a tantos que fazem a diferença do nosso doce e amargo cancioneiro. Um disco anti-rádios "minhocas", que por aí existem às dezenas, e da nossa língua sabem tão pouco, da nossa música tão pouco ou nada divulgam.

Minha Pátria é minha língua (de novo Pessoa), e no ofício da verdade, é proibido por algemas nas palavras. Senta-te confortávelmente e ouve com muita atenção está pérola da música portuguesa e vais ficar com a sensação de estar a ouvir um belo disco ao mesmo tempo que lês um belo livro. Abre os teus ouvidos e desfruta.

"Cantos da Língua", cantos portugueses dos quatro cantos do mundo. Uma fogueira que ilumina a música portuguesa e se espera mantenha acesa durante muito tempo.

Carlos Feixa
in Dîvergências


______________
2007-08-30
Comentarios
Não existem comentários a esta notícia!
Para adicionar um novo comentário, clique aqui.


Pesquisar



Calendario
Mes Anterior Junho 2018 Proximo Mes
S T Q Q S S D
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  



Newsletter
Receba as últimas novidades da ACERT no seu email


Noticias

2015-09-25
» VIAGEM DO ELEFANTE